Projetos

Aqui encontram-se os projetos oriundos do NUPEC Delta

Atuais

Encontro Unificado de Computação em Parnaíba
Participantes:  Rodrigo Augusto Rocha Souza Baluz, Thiago Carvalho de Sousa, Athanio de Souza Silveira, Francisco das Chagas Coelho do Nascimento, Antônio Santos de Sousa,  Mayllon Veras da Silva, Átila Rabelo Lopes, Francisco das Chagas Rocha,  José Flávio Gomes Barros,  Regis Pires Magalhães e Nécio de Lima Veras. 
Resumo: Em 2008, as instituições parnaibanas que atuam no ensino superior, técnico e profissional de informática sentiram a necessidade de criar um evento de computação maior e mais completo para a cidade. Assim, surgiu o projeto ENUCOMP (Encontro Unificado de Computação em Parnaíba), criado numa parceria do CEEP, FAP, IFPI e UESPI, cujas propostas  foram pautadas na contribuição para a troca de experiências, buscando a união dos acadêmicos; no fortalecimento da parceria no desenvolvimento da educação e da informática; e no incentivo à produção de trabalhos científicos ligados à tecnologia. Mantendo estes mesmos ideais, o ENUCOMP vem alcançando um crescimento consistente ano após ano e ganhando envergadura, sendo um evento de extensão de caráter permanente do NUPEC Delta.

Um Processo de Análise e Projeto Orientado a Objetos com Suporte à Verificação Automática de Inconsistências
Participantes: Thiago Carvalho de Sousa, Paulo Sérgio Muniz Silva, Colin Snook, Vitaly Savicks, Luciano Kelvin da Silva, George Max Pereira de Souza e Diego Laverson Freitas.
Resumo: Este projeto pretende criar um método baseado em um processo de desenvolvimento difundido e com a incorporação implícita de uma notação formal conhecida de tal forma que o desenvolvedor possa realizar rapidamente verificações de inconsistência sem necessitar do uso de uma linguagem matemática e sem precisar se desligar completamente do processo de desenvolvimento com o qual ele já está acostumado. Com uma parceria com o ESS e o LTS, esse projeto tem previsão de duração até meados de 2014.

Sensor Multifuncional
Participantes: Thiago Carvalho de Sousa, Luís Bruno Pereira do Nascimento e Darielson Araújo de Souza
Resumo: A demanda por automação predial/residencial tem crescido bastante nos últimos anos e a concorrência de soluções nessa área tem se intensificado. Este projeto tem como objetivo criar um produto de baixíssimo custo por meio  do desenvolvimento de uma única placa Arduíno com múltiplos sensores de tal forma que se possa oferecer  serviços variados (ex. economia de energia elétrica, detecção de violação de ambiente, de incêndio, gases tóxicos, etc) totalmente configurados remotamente por software via GSM. A previsão de término deste projeto é final de 2013.

Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Multidisciplinares
Participantes: Nécio de Lima Veras,  Regis Pires Magalhães, José Flávio Gomes Barros, David de Miranda Rodrigues, Carlymara Rodrigues, Maxela Martins Pontes, Jéssica Lopes da Silva, Francisco Daniel Sousa dos Santos, Suelthon Ribeiro de Araújo, João Paulo Rodrigues da Silva, Inessa Racine Gomes de Araújo e Polyanna Carvalho Moreira.
Resumo: O presente projeto objetiva desenvolver diferentes objetos digitais de aprendizagem multidisciplinares especificados de acordo com áreas, cursos, projetos, disciplinas e conteúdos direcionados ao corpo discente do Instituto Federal do Ceará, campus avançado de Tianguá, e do Instituto Federal do Piauí, campus Parnaíba.  Este projeto se estende até o final de 2013 com possibilidade de prorrogação de mais seis meses 

Aplicação de Inteligência Computacional para Otimização de Desempenho em Redes de Sensores sem Fio
Participantes: Rodrigo Augusto Rocha Souza Baluz, Raimir Holanda Filho, Ricardo de Andrade Lira Rabelo, Harilton da Silva Araújo , José Victor Vasconcelos Sobral, Aldir Silva Sousa e Marcus Vinicius de Sousa Lemos.
Resumo: Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) são compostas por um conjunto de nós sensores com o objetivo de detectar e transmitir algum evento ou característica do meio físico. Os nós sensores em uma RSSF são considerados muito limitados,  pois contêm pouco espaço de armazenamento e baixa capacidade de processamento. Adicionalmente, os nós sensores têm uma fonte de energia limitada, proveniente de uma bateria. Neste cenário, o tempo de vida de um sensor depende da quantidade de energia disponível. A fim de auxiliar o roteamento em uma RSSF o projeto visa apresentar uma proposta para classificação de rotas utilizando Sistemas de Inferência Fuzzy. O Sistema Fuzzy é utilizado para estimar o grau de qualidade da rota, baseado no numero de saltos da rota, no menor nível de energia entre os nós que compõem a rota, e na relação sinal, ruído mais interferência (SINR). Um algoritmo de otimização por colônia de formigas foi utilizado para obter o ajuste da base de regras do Sistema Fuzzy, de forma a otimizar o desempenho do Sistema Fuzzy para a classificação de rotas e com isso maximizar a eficiência energética da rede.  Este projeto tem duração prevista até meados de 2013 e vem sendo realizado em colaboração com o LARES e LabIRAS.

Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados e Inteligência Computacional na Geração de Conhecimento Especialista
Participantes: Rodrigo Augusto Rocha Souza Baluz, Evaldo Sávio Silva Araújo da Costa e Patrick Mazulo de Brito
Resumo: As técnicas de mineração de dados são aplicadas em sistemas de descoberta de conhecimento em banco de dados com o objetivo de extrair informações estratégicas escondidas em grandes bancos de dados, por meio da pesquisa dessas informações e da determinação de padrões, classificações e associações entre elas. A aprendizagem de máquina é um sub-campo da Inteligência Artificial dedicado ao desenvolvimento de algoritmos e técnicas que permitam ao computador aprender, isto é, que permitam ao computador aperfeiçoar seu desempenho em alguma tarefa. Algumas partes da aprendizagem de máquina estão intimamente ligadas à mineração de dados e estatística. Sua aplicação prática inclui o processamento de linguagem natural, motores de busca, diagnósticos médicos, bioinformática, reconhecimento de fala, reconhecimento de escrita, visão computacional, locomoção de robôs e sistemas de previsão.

Seguimento Robusto de Indivíduos em Ambientes de Multidão
Participantes: Cornélia Janayna Pereira Passarinho
Resumo: O projeto destina-se a investigar técnicas de processamento de imagens digitais para detecção e seguimento de faces na multidão. Este sistema pode ser utilizado na identificação de indivíduos para vigilância e segurança bem formação de uma base de indivíduos para futuros reconhecimentos. O sistema deverá ser capaz de representar de maneira robusta e compacta faces possibilitando a distinção de indivíduos em tempo hábil. O projeto é realizado em parceria com o Labiras e tem duração até meados de 2014.

Processamento Eficiente de Consultas Federadas sobre Linked Data
Participantes: Regis Pires Magalhães, Macedo S. Maia, Vânia M. P. Vidal, José A. F. de Macedo, José Maria Monteiro  e Fábio A. M. Porto.
Resumo: Este projeto tem como objetivo principal propor, implementar e validar um processador de consultas capaz de executar consultas federadas eficientes sobre a Web de Dados. O mesmo estende-se até final de 2013 vem sendo executado em parceria com o ARIDA e o LNCC.

Implementação de Algoritmos de Revisão de Crenças em Verificadores de Modelos
Participantes: Thiago Carvalho de Sousa, Renata Wassermann, Marcelo Finger, Marco Roveri, Michael Leuschel, Jens Bendisposto, Paulo de Tarso Guerra Oliveira e Bruno Vercelino da Hora
Resumo: Os verificadores de modelos (model checking) revolucionaram a forma de se verificar sistemas por propor uma visão formal totalmente automatizada. No entanto, os verificadores existentes apenas indicam que algo está errado no modelo, sem dar qualquer dica ao usuário sobre o que fazer para se consertar o problema. Assim,  este projeto tem como propósito introduzir algoritmos de revisão de crenças em dois verificadores de modelos ( NuSMV e ProB) de tal forma que essas ferramentas sejam capazes de propor  aos seus usuários revisões na especificação formal, fazendo com que as inconsistências lógicas com as propriedades a serem verificadas sejam desfeitas. O mesmo estende-se até o final de 2013 e tem como parceiros o LIAMF, o ES e o STUPS. 

Finalizados

SIME: Simulador de Memória como Recurso Didático para o Ensino de Sistemas Operacionais
Participantes: Átila Rabelo Lopes, Verônica Lima Pimentel de Sousa, Darielson Araújo de Souza, José Ricardo Borges de Carvalho e Welk Oliveira Silva.
Resumo: Este projeto teve como proposta o desenvolvimento de um recurso didático (software educativo) para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de sistemas operacionais, com o propósito de solucionar as principais dificuldades identificadas nestes processos, como: quantidade de conceitos teóricos, falta de ferramentas para visualizar o funcionamento, necessidade de criar abstrações dos conceitos, investimentos elevados para a promoção adequada da prática laboratorial, pré-requisito em linguagem de programação, lógica e arquitetura de computadores, entre outras. Este projeto foi encerrado com sucesso em outubro de 2012 e teve colaboração de pesquisadores do LABPOS.