Seminários

Aqui encontra-se a agenda anual de seminários do NUPEC Delta. As palestras tem duração de 30 minutos e são geralmente ministradas por professores do grupo, por alunos de iniciação científica/extensão universitária das instituições envolvidas, ou por convidados ilustres.

2013

Título: 
Aplicação de Técnicas de Inteligência Computacional na Geração Automatizada de Decisões Especialistas
Palestrante:  Rodrigo Augusto Rocha Souza Baluz
Data: 24/04
Horário: 15 horas
Local: Sala Nobre - UESPI - Primeiro Andar (em cima da sala da Diretoria).
Resumo:
Mineração de dados visa a descoberta de conhecimento em grandes banco de dados com o objetivo de extrair informações estratégicas, por meio da determinação de padrões, classificações e associações entre elas. A aprendizagem de máquina é um sub-campo da Inteligência Artificial dedicado ao desenvolvimento de algoritmos e técnicas que permitam ao computador aprender, isto é, que permitam ao computador aperfeiçoar seu desempenho em alguma tarefa. Algumas partes da aprendizagem de máquina estão intimamente ligadas à mineração de dados e estatística. Determinar os padrões para o aprendizado dos computadores pode ser otimizado através de técnicas da IC, como os Sistemas de Inferência Fuzzy e Algoritmos de Colônia de Formigas. O seminário visa apresentar os conceitos das técnicas mencionadas, suas aplicações em situações/problemas reais, gerando conhecimento especialista para tomada de decisões.


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Título: 
MDA na Prática: Desenvolvendo Linguagens de Domínio Específico com Eclipse (EMF + GMF + QVT)
Palestrante:  Luciano Kelvin da Silva 
Data: 27/03
Horário: 15 horas
Local: Sala Nobre - UESPI - Primeiro Andar (em cima da sala da Diretoria).
Resumo: 
Na engenharia de software, uma linguagem de domínio específico, ou do inglês domain-specific language (DSL), é uma linguagem de programação ou linguagem de especificação dedicada a um domínio de problema particular. A criação de uma DSL permite aos desenvolvedores focar apenas nos elementos desejados, nem mais, nem menos, evitando diversos erros de modelagem e alavancando a produtividade de um projeto. Atualmente, essa abordagem tem se apresentado como melhor solução para uma efetiva aplicação do paradigma orientado a modelos (MDD/MDA), sendo  que a IDE Eclipse já provê diversas ferramentas para o seu desenvolvimento. A palestra explanará sobre como criar sua própria DSL usando as tecnologias Eclipse Modeling Framework (EMF), Graphical Modeling Framework e QVT (Query,View and Transformation).